domingo, 3 de maio de 2009

PINHA 2009


Mais fotos »»»

Antes da alvorada já aldeia e redondezas se apressava na preparação para a partida.

O tempo estava excelente, o nascer do sol limpo sem sombra de nuvens, era o prenuncio de um dia bem passado, á sombra dos pinheiros de Ludo, comendo umas febras assadas no local e os caracóis que já viajavam cozidos. Tomadinhos de sal, com o caldo um pouco picante que é para puxar a bebida. As cervejas rodariam de mão em mão escorrendo pelas secas gargantas, ansiosas de liquido fresco, até para limpar o pó que o vento, levanta. Muitos prefeririam o vinho que é uma bebida mais nobre para estas ocasiões ou simplesmente por gosto.

Á chegada a Ludo os contratempos habituais, devido ao espaço onde cada um está habituado a ficar, já estar ocupado por outros que não participando no desfile se anteciparam a correr para o pinhal, ficando com os melhores lugares.

É injusto! Protestam uns, enquanto outros diziam que não há lugares marcados, portanto quem primeiro chega ...

Tudo se resolveu e a festa continuou. Musica e alegria por todo o lado. Alguns pares ensaiavam um pézinho de dança, no baile.

No final da tarde, o regresso, com alguma confusão inicial. O desfile em Santa Barbara de Nexe e o reagrupamento no Coiro da Burra, de onde preparados já com os archotes se iniciaria o grande cortejo, até ao Cruzeiro do Pé da Cruz.

O lançamento dos foguetes indica que o desfile começou o que provoca maior excitação nos que esperam para o ver passar.

Cercas das 23 horas o carro da Rádio Simão anuncia o cortejo que antecedido pela Banda Filarmónica finalmente chega ao Largo da Liberdade, onde o espera a habitual multidão que os incentiva nas "Vivas á Pinha".

Percorre a Aldeia, no seu trajecto habitual, sempre aplaudido pela multidão de gente com vivas e saudações mutuas. Cerca de hora e meia depois, o último carro chega junto ao "Cruzeiro" encerrando o desfile.

O arraial continuou noite fora, com os bailes populares a puxar para a dança no "Largo Ossonoba" e no "Picadeiro".

3 comentários:

Anónimo disse...

A Festa da Pinha é maior e mais bonita festa já alguma vez conhecida.

Anónimo disse...

Esta festa é a mais bonita e querida do povo de Estoi.
Ninguém á resiste!!!

Anónimo disse...

É a mais bela festa do mundo!!!