quinta-feira, 2 de maio de 2013

FESTA DA PINHA 2013


"Rádio Simão, a rádio-móvel da Pinha"

Poucos minutos passavam das sete quando ecoaram os primeiros foguetes da alvorada anunciando que hoje é o grande dia da Festa da Pinha.

A partir de agora começa a contagem decrescente para o momento da partida e primeira emoção do dia, quando todo o cortejo passar por entre a multidão que aguarda para os ver partir e lhes irá dispensar os primeiros aplausos e gritos de incitamento "Viva a Pinha!".

Utilizando o seu percurso habitual, chegarão ao pinhal do Ludo por volta do meio dia para se instalar e iniciar o tradicional ritual de partilha de espaços, comidas e bebidas, numa confraternização inigualável, onde não faltarão também, os cantos, o baile e até se o acaso proporcionar as renhidas abarcas.

Lá por volta das seis da tarde é tempo de preparar o regresso, iniciando a romaria até á aldeia, mas antes ainda a passagem por Santa Bárbara de Nexe, agrupando-se depois todos no Coiro da Burra, antes de entrar em Estoi, cerca das dez e meia da noite, com os archotes bem erguidos, revolteando euforicamente enquanto ouvem e respondem ás Vivas á Pinha.

A romaria terminará como sempre junto ao cruzeiro da igreja da Senhora do Pé da Cruz, onde na fogueira lá existente serão depositados os restos dos archotes.

Finalmente embora cansados, ainda haverá tempo para no Largo Ossonoba, ensaiar os últimos pés de dança, num animado baile, antes de ir descansar para as suas casas e começar a pensar na festa do próximo ano.

Amanhã, por volta das sete da tarde, ainda haverá a missa de agradecimento á Senhora do Pé da Cruz, após o que encerrará a Festa da Pinha 2013.

Sem comentários: