segunda-feira, 16 de abril de 2018

50º. ANIVERSÁRIO DA ERA MODERNA DA PINHA (1968-2018)




Inserida na Gala Internacional de Acordeão e sua imagem de marca, decidiu a ACAEstoiense, dar ênfase ao 50.º Aniversário da Festa da Pinha, da era moderna, dada a proximidade da data (2 de Maio) e o envolvimento de todos nós nessa Romaria dos “Almocreves”, que enobrece Estoi e os Estoienses. Assim, vestidos de “almocreves”, quer o apresentador, quer as duas esbeltas jovens (Matilde e Catarina), demos o mote para um dia diferente.

Mal terminadas as exibições dos 6 acordeonistas convidados, demos início a uma audição do poema feito pelo grande acordeonista Fernando Inês, ausente por afazeres inadiáveis, que a todos agradou ouvir. Logo após, o acordeonista Jaime Costa tocou o Hino da Pinha, da autoria, letra e música de Fernando Inês.
Ao palco foram chamados os primeiros acordeonistas convidados à época, 2004/2005, para integrarem a recém criada Charola Ossónoba, da responsabilidade directa da Junta de Freguesia de então, Jaime Costa e Mário Dourado, que receberam cada um, uma placa com a imagem da ACAEstoiense. 
O Jaime Costa recebeu uma outra placa em homenagem ao Fernando Inês, que se seguiu na Charola, em lugar do Mário Dourado.

Pouco depois, foi a vez de prestarmos homenagem a dois “almocreves” que nos deixaram saudades, um da “velha guarda”, o saudoso Albino Carvalho (Carteiro de profissão), tendo lido pequeno apontamento sobre o seu gosto pela Pinha, o outro, que nos deixou no final do ano passado, Carlos Damasceno, responsável pela condução da famosa equipa “D´Apalpação” Estoiense, sempre sorridente e sóbrio na condução do tractor engalanado por gentis donzelas e fogosos “almocreves”. Subiram ao palco a neta do Sr. Albino e a viúva do Carlos, que receberam um arranjo floral e uma placa alusiva à Festa da Pinha. O aplauso de toda a sala.

Finalmente e porque felizmente entre nós, os dois “almocreves” mais veteranos e presentes na esmagadora maioria das últimas Festas da Pinha, o grande José Correia (pai), a quem deixámos público tributo com a leitura do excelente poema que fez, musicado posteriormente pelo músico Nestor e que na Rádio Major / Simão é passado exaustivamente, juntamente com o Hino do Fernando Inês, em todo o percurso Estoi / Ludo / Estoi. Foi-lhe entregue uma placa alusiva à Festa da Pinha. Chamámos de imediato o Valério Pires, grande apaixonado pela Pinha, pela nossa Associação, Charola, Teatro, tudo aquilo que diga respeito a Estoi e às boas causas culturais. Amigo sério, frontal, directo, camarada e companheiro de tantas tertúlias em que nos envolvemos. Foi-lhe dada o devido destaque e oferecida idêntica placa como testemunho daquilo que tem feito pela Pinha e por Estoi.

A título informativo, diremos que a reunião sobre a Pinha 2018, terá lugar na próxima 5ª feira, dia 19, no Cinema Ossónoba, pelas 20:30. Que ninguém falte! As decisões ali tomadas, serão soberanas e para cumprir, para preservação de uma Romaria digna, respeitada e admirada por todos.

Estoi, 16 de Abril de 2017
J. Aleixo

Sem comentários: