segunda-feira, 2 de maio de 2016

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA




No dia 3 de Maio, pelas 19h, irá ser inaugurada a exposição de fotografia “Festa da Pinha”, de Laura Carlos e Pedro Barros, na Delegação de Estoi da União das Freguesias de Conceição e Estoi (Faro).
A exposição pretende valorizar a Festa da Pinha ilustrando alguns dos seus 'pontos altos' através de fotografias a cores e a preto e branco, registadas entre os anos de 2010 e 2015. Aqui podemos observar os pormenores, fruto da criatividade individual e coletiva que dão um aspeto único e peculiar a esta manifestação. Esta apresenta-se ainda com um cariz documental tendo como objetivo promover a salvaguarda e a valorização desta importante manifestação de Património Cultural Imaterial do Algarve.

A FESTA da PINHA, também denominada por Festa da Nossa Senhora do Pé da Cruz ou Festa dos Almocreves, é um património cultural imaterial de inegável valor sobretudo para a gentes da aldeia de Estoi que mantem viva a tradição d’A Pinha com fervor e orgulho. 

No dia 2 de Maio em Estoi (Faro) realiza-se a tradicional e popular romaria dedicada à 'Nossa Senhora do Pé da Cruz'. A celebração que se pensa ter uma origem multisecular, é em honra dos antepassados, os almocreves que faziam o percurso entre Algarve e Baixo-Alentejo para trocas comerciais, e no seu regresso agradeciam a jornada segura e o sucesso dos negócios efetuados.

Os preparativos para a Festa começam dias antes e no dia 1 de Maio “Ataca-se o Maio” e cumpre-se a tradição dos “Maios” acordando a aldeia toda aperaltada. A tarde é dedicada à preparação dos animais e ao enfeitar dos veículos para o cortejo do dia seguinte. 

A 2 de maio acontece a Festa, aquela que outrora era singela e reservada a homens, é actualmente uma romaria na qual participam centenas de pessoas trajadas a rigor, sem restrição de género ou idade. 

O percurso é feito a cavalo, em veículos de tração animal ou em tratores com atrelados, enfeitados com vegetação, flores e versos dedicados à “Pinha”.  
Logo pela manhã, após bênção do sacerdote, saem do picadeiro da aldeia rumo ao pinhal do Ludo, lugar onde realizam um piquenique de confraternização. As abarcas, os puxos de corda e baile fazem parte do convívio. 
Ao final da tarde regressam à aldeia onde chegam pelo cair da noite. 
À entrada, no Coiro da Burra, os romeiros prosseguem à luz dos archotes em mãos e de fogo-de-artifício, anunciando a sua chegada. A romaria transforma-se num desfile exuberante de alegria, luz e cores acompanhadas de Vivas à Pinha, Vivas aos Almocreves e Vivas à Nossa Senhora do Pé da Cruz. No final agradecem à sua padroeira que os espera na ermida enfeitada, com as portas abertas e com uma grande fogueira à entrada para a qual os romeiros atiram o molho das ervas aromáticas que trouxeram do Ludo. 

A Festa mais tradicional e característica da aldeia de Estoi termina com uma celebração religiosa, no dia 3, dia da Invenção da Santa Cruz, antes organizada com pompa e circunstância pela Confraria da Nª Sª ao Pé da Cruz em finais do séc. XIX.

A exposição conta com o apoio da União das Freguesias de Conceição e Estoi e da Direção Regional de Cultural do Algarve, podendo ser visitada até 30 de Setembro, na Delegação de Estoi da União das Freguesias (antigo edifício do mercado - Largo Ossónoba, 71), de Segunda a Sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Os Autores:
Coordenação, texto e fotografia:
Laura Carlos é licenciada em Design pela Universidade do Algarve, Mestre em Gestão Cultural pela Universidade do Algarve, com a dissertação intitulada "Manifestação Cultural – Alterações ao longo do tempo, Estudo de Caso – Festa da Pinha” (2011-2013).

Fotografia:
Pedro Barros exerce a profissão de arqueólogo na Direção Geral do Património Cultural. Desde 1996, além de ter ilustrado alguns artigos sobre Património Cultural, conta com algumas exposições individuais temáticas onde se destacam: "Algarve Doce" e "Cortiça" (organizadas pelo Museu do Traje de São Brás de Alportel).

Os autores, em 2014 no Largo da Liberdade em Estoi, já realizaram uma exposição sobre o tema intitulada “Festa da Pinha, uma manifestação de Património Cultural Imaterial”.

Sem comentários: